![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/1f3ca642-fa5e-4b7f-884d-ed8e31c79975_rw_1920.gif?h=5d0c6d3fddc55f4e2ffc454d74fc4811)
INVESTIGAÇÃO | PLANO ESTRATÉGICO | CÉREBRO DE BRANDING | POSICIONAMENTO DE MARCA
TERRITÓRIO VERBAL | TERRITÓRIO VISUAL | LOGO | APLICAÇÕES | ESTRATÉGIA DE LANÇAMENTO NO INSTAGRAM
TERRITÓRIO VERBAL | TERRITÓRIO VISUAL | LOGO | APLICAÇÕES | ESTRATÉGIA DE LANÇAMENTO NO INSTAGRAM
___________________________________
Cliché nasceu de uma empresa de pesquisa e tendências de consumo. O insight: enquanto existem marcas fortes em todos os segmentos de bebidas alcoólicas, no mercado de vinho a compra ainda é feita a partir das características do produto. O supermercado apresenta uma explosão de SKUs e quem ganha é quem tem o melhor rótulo. A oportunidade era de construir uma DNVB (Digital Native Vertical Brand) de vinho rosé e ser extremamente relevante para os millennials.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/fa38a701-1f84-42b3-b3d7-6f6aa22cd478_rw_1920.jpeg?h=63957edcf2fa13bcd94bdeee932157cf)
Com um conhecimento profundo sobre o consumidor, o desafio do projeto de branding era construir uma marca que sustentasse a venda não baseada em atributos de produto, mas de marca. Ou seja, encontrar uma mensagem muito forte para um público de nicho, os millennials, e construir um território visual e verbal bem marcantes, para que Cliché fosse facilmente reconhecida e favorecesse a venda e fidelização – e, quem sabe um dia, até um subscription.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/ef04c6ec-16ef-466a-9921-70e38dacf02c_rw_1920.gif?h=1b26f7599db6a5e9028b10b2279b60e5)
Depois que definimos o nome, em uma ironia com fundo de verdade, tudo fluiu de forma natural e um pouquinho cliché. Criamos uma marca de bebida que não é sobre ostentar o consumo, e sim a diversão. É sobre momentos entre amigos, o início da vida adulta, curtir a vida e compartilhar tudo isso. Na rede social, ao invés de influenciadoras, demos voz às consumidoras: pessoas com alto potencial criativo que fazem fotos maravilhosas ostentando a diversão para seus amigos, pessoas de verdade em momentos cliché. Verdadeiro e gostoso de ver.
Cliché é um rosé para beber com os amigos que a gente mais gosta, nos momentos mais especiais. A primeira marca brasileira de vinho que não é baseada em produto.
Cliché é um rosé para beber com os amigos que a gente mais gosta, nos momentos mais especiais. A primeira marca brasileira de vinho que não é baseada em produto.
A linha de lançamento passou por muitas discussões. Um produto? Dois? Uma embalagem? Duas? Três? No fim, ficou um Cliché principal vindo da Itália; outro, um pouco mais acessível, vindo do Uruguai; e, para finalizar, um espumante rosé do sul do Brasil.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/845f232a-5c9d-484c-9621-2bcd458cfde1_rw_1920.jpeg?h=51682340bbb8004842a7b1ffb2a13a88)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/471aa804-1158-4099-922c-e22a36e8ece0_rw_1920.jpeg?h=af756d4c9b02564c85fec3aaf2fa7262)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/3ba0c38d-2860-4255-945c-a77a8d6c447a_rw_1920.gif?h=232308cc0f5dc5513c1cc5e061dce27d)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/b1e207ac-69bf-44be-8671-0637a84705dd_rw_1920.jpeg?h=e18eaa69073dc0f2060234234d4bec39)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/e96f9a69-8000-492f-a547-46ef2d47d472_rw_1920.png?h=c0d9fc5094a9651018a67e94852e43ed)