![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/4ddfe678-fb0f-42ae-8edb-a9140d7ac089_rw_1920.gif?h=9102006bd06659486ce875e8d801473c)
INVESTIGAÇÃO | PLANO ESTRATÉGICO | CÉREBRO DE BRANDING | POSICIONAMENTO DE MARCA
ARQUITETURA DE MARCAS | TERRITÓRIO VERBAL | TERRITÓRIO VISUAL | LOGO | APLICAÇÕES
ARQUITETURA DE MARCAS | TERRITÓRIO VERBAL | TERRITÓRIO VISUAL | LOGO | APLICAÇÕES
___________________________________
A Exame é uma marca com mais de 50 anos de história. Em 2019, a revista estava passando por uma transformação em que foi necessário pensar como a marca se comportaria em novas verticais de atuação. A Exame se preparava para ir além do conteúdo, passando a ofertar outros produtos e serviços.
O desafio de branding era preservar o máximo de brand equity – já que estamos falando de uma marca tradicional e líder de mercado. Precisávamos pensar a arquitetura de marcas diante do novo momento. Visualmente, o desafio era grande:ser diferente e novo, sem deixar de ser o que era antes.
O desafio de branding era preservar o máximo de brand equity – já que estamos falando de uma marca tradicional e líder de mercado. Precisávamos pensar a arquitetura de marcas diante do novo momento. Visualmente, o desafio era grande:ser diferente e novo, sem deixar de ser o que era antes.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/57eee3ad-c2ca-4356-860a-3c0b6bfc0c1e_rw_1920.gif?h=97676a800a1bedd6360a9d7b40078b64)
Criamos Exame&, um jeito contemporâneo para nomear o grupo, somado a nomes descritivos das novas ofertas, reforçando
a marca-mãe. No visual, mantivemos o vermelho, mas, ao invés do escuro, que remete ao impresso, trouxemos um tom vibrante, digital. O mesmo para tipografia, em que adotamos a caixa baixa com serifas estilizadas.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/b0b43cf6-d0f0-457e-8d3a-f8c4bb0fb754_rw_1920.jpeg?h=df54d2c545e6a52e39e2fd5299d2cb2d)
A Exame ganhou a visão de ser o principal veículo de desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial, abraçando mais do que o papel de informar. A marca é sobre celebrar o empreendedorismo e o capitalismo consciente.
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/e075e9f6-b9d6-41ca-b412-7c234b3fc1cd_rw_1920.jpeg?h=559d94eb33a46482f5b76778774c8bb8)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/b83f9a5e-33ca-43af-a3bf-9dbcd3d03627_rw_1920.jpeg?h=340a404c1428965a586a43fe0961f3df)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/9e9a6e5d-84ba-4722-ad35-6b190addecca_rw_1920.jpeg?h=947badb4cf1c0f58f842f0d5a1f59392)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/f1971b0e-ba66-493c-9450-d806938c227d_rw_1920.jpeg?h=63d81fde47d0e384d63f8d8034304e10)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/7f161a48-3bd5-456d-8854-9e372321f971_rw_1920.gif?h=36a5478074dfdcd284ccfd8b02d8d4eb)
![](https://cdn.myportfolio.com/9a237894-074b-41f0-9259-7ee97d36e1d9/71171118-2b4a-4450-a385-62ff69786186_rw_1920.jpeg?h=c550f111ab23307a268d86a6fad3964a)